DOURO DIGITAL

SIMPLEX AUTÁRQUICO

COMPRAS PÚBLICAS

CENSOS 2011

CCDR NORTE

O NOVO NORTE

PORTUGAL 2020

PORTAL DO CIDADÃO

LOJA DO CIDADÃO

A. M. A.

R. C. C.

ESTATÍSTICAS

Membros : 1
Conteúdo : 987
Favoritos web : 40
Visualizações de conteúdos : 1131027
AMVDS - Associação de Municípios do Vale do Douro Sul
Dia da Criança muito animado PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias do Município de Moimenta da Beira

Dia Mundial da CriançaDesde as 9 horas da manhã que a zona envolvente ao Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira ficou repleta de pequenada. No total, cerca de 800 crianças participaram esta quarta-feira, 1 de Junho, nas actividades desportivas de comemoração do Dia Mundial da Criança, preparadas pela autarquia em colaboração com o agrupamento de escolas.

Vieram de 15 estabelecimentos de ensino do concelho para celebrar um dia especial, que se converteu em mais um momento de redobrada brincadeira.

As actividades radicais como o slide cativaram os mais novos. Mas a animação não ficaria completa sem uma passagem pelos insufláveis. Um deles gigante.

Foram várias as actividades em que todos participaram: desde o visionamento de filmes aos jogos tradicionais, passando pelo karaoke, pelas pinturas faciais, pelo slide e rapel. Tantas que se tornou impossível eleger apenas uma: “o slide é demais, mas também gostei dos insufláveis”, diz Eduardo, de nove anos, da escola do 1º Ciclo de Vila de Rua.

Junto aos carros dos bombeiros, ao lado do Pavilhão, as demonstrações com mangueiras de incêndio e os “passeios” nos veículos operacionais também cativaram os petizes. A frequentar o jardim-de-infância da Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira, Beatriz, de cinco anos, mostrava-se extasiada com tanta diversão. “Gosto muito”, sentenciou.

 
Fizeram maqueta do Centro Escolar PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias do Município de Moimenta da Beira

Maqueta do Centro EscolarNão foi a primeira maqueta que construíram de raiz, enquanto estudantes do 12º ano da Escola Secundária de Moimenta da Beira. Mas a do Centro Escolar - mesmo sendo uma réplica, um esboço da original - conceberam-na com cuidado especial, responsabilidade acrescida, “pela grandiosidade e importância que a obra do futuro complexo escolar assumirá no contexto sócio-cultural do município”, explica João Monge que, com Márcia Fonseca, Mélanie Rebelo e Olinda Coelho fecha o quarteto que edificou a maqueta construída no âmbito da disciplina da Área de Projecto e que, esta segunda-feira, 30 de Maio, foi oferecida à Câmara Municipal pela mão dos próprios.

O chefe do Executivo, José Eduardo Ferreira, recebeu os quatro jovens e felicitou-os pela escolha do trabalho.

A maqueta deverá ficar exposta temporariamente no átrio dos paços do concelho. Depois, desejam os seus autores, “gostaríamos que ficasse exposta no Centro Escolar”.

 
Cinema para os mais velhos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias do Município de Moimenta da Beira

Cinema para IdososCerca de 50 idosos assistiram esta segunda-feira, 30 de Maio, à projecção do filme “A aldeia da Roupa Branca” no auditório municipal Padre Bento da Guia. É uma iniciativa da autarquia que vem sendo habitual desde Dezembro e procura “dinamizar as instituições da terceira idade”, de acordo com o coordenador Ricardo Castro.

Os filmes são clássicos do cinema português, a preto e branco, a fazer lembrar muitos dos costumes e tradições de outrora. Esta é por isso uma forma dos idosos reviverem o seu tempo e a principal razão porque gostam de marcar presença nesta actividade.

Gosto muito, fazem-nos recordar como era antes”, diz Maria Alice, utente da Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira que, apesar de ter a colecção em casa, não se cansa de rever as películas. Já Adelaide Martins, do Lar de Leomil, não perde uma ida ao cinema e procura agora recuperar o tempo perdido na juventude. “Quando era nova andava a trabalhar e não tinha esta oportunidade”, afirma. Para Ernesto e Laurinda Aguiar, residentes no Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia, esta é também uma “forma diferente de passar a tarde”.

A iniciativa volta a repetir-se em Junho. O filme a projectar será “O Leão da Estrela”.

 

 
Manhãs desportivas cativam munícipes PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias do Município de Moimenta da Beira

Manhãs Desportivas em Moimenta da BeiraTrês dezenas de pessoas participaram no passado domingo, 29 de Maio, em exercícios físicos de Aeróbica e Step no exterior do Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira. As aulas, fornecidas por instrutores da autarquia e abertas ao público em geral, realizaram-se no âmbito do programa de incentivo à actividade física “Manhãs Desportivas”, que elegeu o mês de Maio como o “Mês do Coração”.

O bom tempo convidou à prática desportiva e pessoas de todas as idades não faltaram à chamada. Durante mais de uma hora e meia o ritmo da música ditou o andamento das acções.

Terminou assim em grande um mês dedicado à prática de actividades de recreio. Aeróbica, Step, Ginástica Localizada, Fitbol e Caminhadas foram experimentadas por todos os que aderiram à iniciativa.

 
Dia Mundial da Criança PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias do Município de Moimenta da Beira

Dia Mundial da CriançaO programa prenunciava muita animação e prometia galvanizar as cerca de 800 crianças que eram esperadas para as comemorações do Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho, em Moimenta da Beira. A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas.

As actividades começaram logo de manhã, pelas 9 horas, e incluiu a projecção de filmes e um conjunto de actividades diversas, entre jogos e passatempos. A saber: escalada, caça ao pino, o jogo do burro, karaoke, pinturas faciais e insufláveis, tracção à corda, slide, pista de obstáculos e jogos das latas e da malha.

O programa desportivo teve lugar nas imediações do pavilhão municipal. Já a projecção de filmes decorrereu no auditório municipal Padre Bento da Guia e no auditório da EB1 de Moimenta da Beira.

As 800 crianças para o evento vieram das 15 escolas do ensino pré-escolar do concelho (estão incluídas os jardins de infância da AMAI e da Santa Casa da Misericórdia) e das 10 do primeiro ciclo.

 

 
Laurentino Bernardino lança dois livros PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias do Município de Moimenta da Beira

Apresentação dos Dois LivrosDois livros, duas homenagens, uma ao pai, outra à esposa: “Um homem Singular” e “Saudade”, ambos da autoria de Laurentino Bernardino, natural de Alvite, vão ser apresentadas ao público este sábado a partir das 15h30, na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira.

Saudade” é composto por poemas. São “32 temas relacionados com a vida, o amor e o sofrimento”, numa homenagem pública à esposa, “Mulher Maravilhosa que deus me presenteou e me prendeu e prende eternamente”.

Um homem singular” é dedicado à figura que o autor tinha como ídolo: o pai. Trata-se de uma descrição da vida e das qualidades de Ernesto Bernardino, com testemunhos de pessoas da terra que com ele privaram.

Laurentino Bernardino já lançou várias obras. Em grande parte delas faz um retrato da sua terra e das suas gentes. A apresentação dos livros contará com a intervenção do Bispo Emérito de Bragança-Miranda, D. António José Rafael. Nas campas serão colocados os poemas que estão citados nos livros e feita uma homenagem pública.

 

 
Moimenta no Mundial de Andebol PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias do Município de Moimenta da Beira

AndebolUma proeza sem precedentes. A equipa de Andebol de Sete em juvenis masculinos da Escola Secundária de Moimenta da Beira venceu no passado fim-de-semana de 20, 21 e 22 de Maio, em S. João da Madeira, o Campeonato Nacional de Desporto Escolar 2011.

A conquista do título coloca a formação moimentense como a representante de Portugal no Campeonato Mundial da modalidade, que decorrerá em Lisboa de 5 a 7 de Julho.

O feito dos 14 gloriosos (sete efectivos e outros tantos suplentes) começou com a vitória nos regionais de Viseu, seguido de novo triunfo nos regionais alargado ao distrito de Vila Real. Depois, sucesso renovado nos campeonatos da região norte e, por fim, nos nacionais, que guinda a equipa para os mundiais de Lisboa.

O êxito, sem mácula, da campanha da equipa do Moimenta da Beira deve-se muito ao labor da Escola de Andebol local, cuja formação juvenil, que milita na 1ª divisão nacional, tem na sua base os mesmos atletas agora mundialistas.

 

 
Saber ‘casar’ a bebida com a comida PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias do Município de Moimenta da Beira

Casar a bebida com a comidaÉ um momento sugestivo para quem quer aprender a arte de bem ‘casara bebida com a comida. Hildério Coutinho, enófilo e empresário da restauração, vai dar conselhos numa acção de formação, com almoço, que decorrerá dia 4 de Junho no restaurante/bar “Pousada”, na Barragem de Vilar. A iniciativa é da Giestas - Associação das Artes e Espectáculos em colaboração com a Câmara Municipal e inclui vinhos e espumantes Terras do Demo para degustar com entradas, pratos de ementas regionais e doçaria suculenta.

Continuar...
 
Dois dias de jornadas sobre cidadania PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias do Município de Moimenta da Beira

Jornadas da Cidadania de Moimenta da BeiraMais de uma centena de pessoas marcaram presença nas primeiras Jornadas da Cidadania de Moimenta da Beira. Durante dois dias (19 e 20 de Maio) várias palestras sensibilizaram para a temática da inclusão social. Algumas instituições do concelho deram exemplos de boas práticas e serviço à população. Viveram-se momentos de emoção despertados pelo testemunho comovido de quem beneficiou de políticas de integração. Ouviram-se risos, quando os amigos de quatro patas, os cães de ajuda social, entraram em palco.

No início das jornadas, o presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, Armando Leandro, deixou o apelo para uma cidadania activa e frisou a importância das instituições nesse âmbito. “A cidadania só é cidadania quando for activa e estiver disponível a quem tem mais dificuldade a ela aceder. É na comunidade local que as instituições têm um papel fundamental a começar pelas famílias”, defendeu.

O momento mais comovente das jornadas coube à turma do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF). Os testemunhos de professora e alunos exemplificaram o sucesso da luta contra o abandono escolar.

Continuar...
 
Moimenta em romance histórico PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias do Município de Moimenta da Beira

O Romance Histórico em MoimentaJosé Marques Vidal foi juiz em Moimenta da Beira, nos anos 60, e treinador do CDR, de boa memória. O clube de futebol conquistou nesse tempo (1964) a Taça Bandarra, numa disputadíssima final com a formação de Trancoso.

Depois, Marques Vidal chegou a Juiz conselheiro do Supremo Tribunal Administrativo, ocupando ainda, entre outros, os cargos de vice-procurador geral da República, secretário-geral do Ministério da Justiça, director-geral da Justiça e da Polícia Judiciária.

Tem obra publicada, o último livro, "A Paixão de Araci", é um romance histórico que tem uma personagem de Moimenta da Beira: o “Manelzinho”, capitão-mor de Moimenta da Beira. O enredo tem como pano de fundo a terceira invasão napoleónica e a acção nela desempenhada pelas milícias portuguesas, onde os caminhos de Daniel e João do Préstimo se cruzam com os de Manelzinho, o tal capitão-mor de Moimenta.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 91 92 93 94 95 96 97 Seguinte > Final >>

Pág. 93 de 97

VALE DO DOURO SUL

  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.

TERMAS DE AREGOS

FEIRINHA DA TERRA

BARCA DE AREGOS

SESSÃO ONLINE



A SUA OPINIÃO

É importante a existência da AMVDS?
 

VISITANTES ONLINE

Temos 23 visitantes em linha
Free template 'Feel Free' by [ Anch ] Gorsk.net Studio. Please, don't remove this hidden copyleft!