As "7 Maravilhas da Gastronomia®" vão divulgar e promover o património gastronómico nacional, reconhecido e apreciado em todo o mundo pela sua diversidade, pelos sabores únicos e qualidade dos produtos com que os pratos são confecionados. As artes culinárias constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade cultural, e são factor decisivo na escolha de Portugal como destino turístico.
O ponto de partida é a gastronomia tradicional, mas a evolução na forma de confecionar e a abordagem contemporânea dos grandes chefs não será esquecida. A ementa vai ainda incluir os ingredientes, os produtos, os protagonistas e as regiões. As 7 Maravilhas a eleger vão reflectir todas as componentes da boa mesa portuguesa, associadas a regiões que as representam, e será seguramente um roteiro imperdível.
A "Bola de Lamego" é uma das 70 Pré-Finalistas, pelo que não deixe de votar num produto regional que é nosso!
No dia 10 de Abril de 2011, em Resende no Multiusos de Caldas de Aregos, realiza-se mais uma Festa das Cavadas de Resende. Não deixe de aproveitar este dia para se deliciar com este doce tradicional de Resende.
Durante os meses de Março e Abril de 2011, Resende promove visitas guiadas pela Rota das Cerejeiras em Flor, num percurso de rara beleza proporcionado pelo manto branco das cerejeiras em flor.
Em Penedono, entre os dias 27 e 29 de Maio de 2011, mostra de Artesanato, Gastronomia, Produtos Tradicionais e outras Actividades Económicas do Concelho.
Entre os dias 29 de Março de 2011 e 05 de Abril de 2011, em Moimenta da Beira, um cocktail que tem como base nuclear o Espumante das Terras do Demo e a Maça de Moimenta da Beira. Não deixe de aproveitar para provar...
Em Cinfães de 12 a 14 de Abril de 2011, não deixe de visitar a Exposição Itinerante "Viva a República", no Largo da Fonte dos Amores, na sede do Concelho.
No Fim-de-Semana de 16 e 17 de Abril de 2011, fique com Água na Boca em Armamar. Não deixe de visitar...
Conferências Douro Sul - 2010
As Conferências do Douro Sul - 2010, foram um espaço de reflexão de nível regional.
As Conferências do Douro Sul tiveram como objectivo abrir um espaço de reflexão de nível regional sobre os desafios que o mundo rural enfrenta, com particular realce na região do Douro.
Esta iniciativa visou afirmar o Douro Sul, como um ponto de encontro dos diferentes actores locais e regionais com responsabilidades na governação territorial - autarquias, universidades e institutos politécnicos, associações de desenvolvimento, centros de investigação e individualidades com reconhecido mérito nas temáticas da gestão dos territórios.
Na era da globalização, com todas as alterações, de índole politico, económico e social a ocorrerem em ritmo acelerado, trazendo todos os dias novas relações, «players», e desafios, importa reflectir sobre o rumo que os territórios de baixa densidade podem tomar tendo em vista a sua sustentabilidade.
As conferências do Douro Sul, procuram assim, a partir de uma abordagem inovadora, apontar caminhos pela via da reflexão sobre os diferentes reptos com que hoje a região está confrontada.
Para atingir esse desiderato, a Associação de Municípios do Vale do Douro Sul e a Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro Beira Douro, enquanto entidades supra municipais, e com competências na gestão do território, propõem-se ser as entidades agregadoras e dinamizadoras de ciclos de conferências, com uma periodicidade anual, que possam vir a estabelecer-se como um think-tank regional, estratégico, com capacidade de reflectir, orientar e motivar os diferentes parceiros do Douro Sul.
Dada a dinâmica imposta pelos Municípios Associados e a necessidade de coordenação entre eles, a AMVDS tem como principais objectivos assegurar e articular as acções Municipais e Intermunicipais.