Por estes dias as aulas de culinária, artes manuais ou inglês ocupam miúdos dos 6 aos 14 anos na EB 2, 3 de Moimenta da Beira. Pode parecer fora do normal passar as férias dentro do recinto escolar, mas o certo é que estas são as férias mais culturais oferecidas pela autarquia. E os miúdos até gostam.
A razão para um programa que até inclui prevenção rodoviária e saúde é simples: “diversificar ao máximo as actividades e motivar as crianças para temas diferentes”, explica Goreti Quelhas, uma das professoras, que monitoriza os ateliês de expressão plástica.
Mas, porque férias são férias, o essencial é “nada de obrigação e mais diversão”, ou seja, “deixa-los fazer o que gostam e ao ritmo deles”, diz a docente.
Todos os dias a média de crianças que participam nas actividades ronda uma dúzia. David, 9 anos, é uma delas. Já aprendeu a fazer brigadeiros, a tocar acordeão e órgão, mas aquilo que mais gostou foi “ir à piscina”.
As férias culturais, que terminam no dia 26 deste mês de Agosto, realizam-se pela primeira vez este ano mas a intenção é repeti-las nos próximos verões.
|