DOURO DIGITAL

SIMPLEX AUTÁRQUICO

COMPRAS PÚBLICAS

CENSOS 2011

CCDR NORTE

O NOVO NORTE

PORTUGAL 2020

PORTAL DO CIDADÃO

LOJA DO CIDADÃO

A. M. A.

R. C. C.

ESTATÍSTICAS

Membros : 1
Conteúdo : 916
Favoritos web : 40
Visualizações de conteúdos : 824972
Município de S. João da Pesqueira PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

História | Actividades Económicas | Gastronomia e Artesanato | Feiras e Romarias | Miradouros | Tempos Livres | Património

 

Mapa Geral dos Municípios Associados - S. João da Pesqueira.

 

 

Brasão do Município de S. João da Pesqueira.

Município de S. João da Pesqueira tem uma Área de cerca de 266,1 Km2, é constituído por 14 Freguesias e segundo os Censos 2001 (Fonte: INE - Instituto Nacional de Estatística) tem uma População Residente de 8653 pessoas, sendo a Densidade Populacional de 32,5 Hab/Km2. A Variação da População Residente entre 1991/2001 é de 9,7%.

 

 

 

HISTÓRIA


 

     O Município de S. João da Pesqueira fica situado no Vale do Douro Sul, em pleno centro da Região Demarcada do Douro. Abrange as freguesias de Castanheiro do Sul, Ervedosa do Douro, Espinhosa, Nagoselo do Douro, Paredes da Beira, Pereiros, Riodades, S. João da Pesqueira, Soutelo do Douro, Trevões, Vale de Figueira, Valongo dos Azeites, Várzea de Trevões e Vilarouco.

 

Paisagem de S. João da Pesqueira.

 

     S. João da Pesqueira tem uma História velha de séculos, onde as lendas e os factos se cruzam em episódios curiosos. A freguesia de S. João da Pesqueira, por exemplo, recebeu o mais antigo foral de que há memória.

 

Vistas sobre S. João da Pesqueira.

 

     Por estas terras passaram civilizações bem antigas que deixaram vestígios arqueológicos espalhados por toda a região. Com o passar dos tempos, ergueram-se igrejas, solares e palacetes que testemunham diferentes épocas da história. Muitas famílias nobres e fidalgas tiveram origem em S. João da Pesqueira.

 

Praça em S. João da Pesqueira.

 

     Para além de todo o património edificado que aqui encontramos, S. João da Pesqueira prima pelas belíssimas paisagens, com os vinhedos como marca dominante, as amendoeiras em flor como o espectáculo mais assombroso e o Rio Douro como raiz e identidade. A singularidade das paisagens é completada por povoações pitorescas, encravadas entre encostas, ou imponentes no cume dos montes.

Topo da Página

 

 

ACTIVIDADES ECONÓMICAS


 

     A Agricultura é a principal actividade económica em S. João da Pesqueira, ocupando mais de metade da população activa. A indústria, o comércio e os serviços empregam apenas uma pequena parte da população. Na agricultura, a vinha assume uma importância que já é histórica. A freguesia de Ervedosa tem os mais altos valores de produção de Vinho do Porto em toda a Região Demarcada do Douro. S. João da Pesqueira cresceu e consolidou-se com o desenvolvimento da viticultura. O Rio Douro foi desde cedo um tranpolim para as relações comerciais com o litoral, para onde os famosos vinhos eram transportados, rumo à fama e à fortuna

 

Rio Douro.

 

     Durante muito tempo, o Rio foi o meio de comunicação privilegiado e hoje constitui uma mais-valia paisagística que transformou a região num verdadeiro paraíso natural.

 

 Oliveiras em S. João da Pesqueira.

 

     O azeite e a amêndoa constituem também uma boa fatia da produção agrícola de S. João da Pesqueira. Pouco antes da Primavera, o espectáculo das amendoeiras em flor desdobra-se pelos horizontes sinuosos, constituindo um verdadeiro motivo de atracção turística.

Topo da Página

 

 

GASTRONOMIA E ARTESANATO


 

     O cabrito assado no forno é o prato mais típico de S. João da Pesqueira, que vale a pena experimentar. São também famosas as alheiras, o bolo de Páscoa e as bolas de carne e de azeite.

 

Um dos Rebanhos, origem do famoso cabrito assado.

 

     Os biscoitos económicos de Ervedosa são um dos aspectos da gastronomia local mais conhecidos e apreciados em toda a região.

 

 Biscoitos de S. João da Pesqueira.

 

     Na doçaria tradicional, destacam-se a bola de amêndoa, as cavacas e o bolo negro de Soutelo do Douro. É ainda famoso o mel de Vilarouco. Para completar uma refeição, são imprescindíveis os vinhos tintos e brancos e o Vinho do Porto aqui nascidos.

     Do artesanato, pouco subsiste hoje em dia, mas é possível ainda encontrar alguns funileiros, sapateiros e cesteira à moda antiga.

Topo da Página

 

 

FEIRAS E ROMARIAS


 

     A Feira da Senhora do Monte é uma das mais representativas e concorridas da região. Realiza-se em S. João da Pesqueira e tem início na última semana de Agosto, com o dia 1 de Setembro como o auge das festividades. Durante estes dias é possível tomar contacto e conhecer os sectores dominantes da região, visitando os diversos pavilhões de exposições. A Feira da Senhora do Monte inclui ainda leilão de vinhos, concursos pecuários e corridas de cavalos.

 

Vista Geral.

 

     No dia do Corpo de Deus realiza-se uma romaria a S. Salvador do Mundo. No último domingo de Agosto, é a vez de homenagear Nossa Senhora dos Remédios.

     O Feriado Municipal é a 24 de Junho. Por todo o Município, ao longo do ano, se realizam festas e romarias aos santos padroeiros das freguesias.

Topo da Página

 

 

MIRADOUROS


 

     Muitos pontos das terras montanhosas de S. João da Pesqueira são lugares onde é imprescindível parar para conhecer a dimensão e a beleza da região do Douro. Em alguns deles foram erguidas capelas que constituem locais de culto e romaria

 

Miradouro.

 

     O Monte de S. Salvador do Mundo, a três quilómetros da freguesia de S. João da Pesqueira, é um dos mais belos miradouros de toda a região do Douro. Do seu cume é possível desfrutar de um espectacular panorama sobre o Rio Douro e o Cachão da Valeira. Aqui encontramos um conjunto de nove pequenas ermidas construídas a partir do século XVI, que se distribuem desde a base até ao cume do monte, com esculturas representativas da Paixão de Cristo. O Monte tem associadas várias lendas, entre as quais a da Fraga do Diabo, junto à sexta capela. Diz-se que ali estão marcados os joelhos, cotovelos e chifres do Diabo, que teve de fugir num dia de sol. É também crença popular que um jovem que dê um nó com a mão esquerda numa giesta, ao subir ou descer o Monte, casa nesse ano. Esta capela também foi lugar de devoção dos marinheiros.

 

Natureza em S. João da Pesqueira.

 

     O Largo da Cancela, na freguesia de Castenheiro do Sul, permite avistar extensos horizontes sobre o Município de Tabuaço e a região do Távora.

     Os miradouros de Santo António e de Senhora de Lurdes, em Nagaselo do Douro, constituem locais de grande beleza, de onde se avista o Rio Douro e paisagens circundantes.

     Do alto da Senhora das Neves, em Soutelo do Douro, avista-se um belíssimo panorama sobre o Douro e o Tua. O acesso automóvel é fácil, mas vale a pena fazer o passeio a pé até ao alto da fraga.

     O miradouro da Senhora da Alegria, em Riodades, é outro dos locais onde os olhos se deliciam perante as paisagens únicas da região. A melhor maneira de chegar a este miradouro é a pé, por um bonito escadório.

     A Capela de Santa Bárbara, em Vale da Figueira e a Ermida de Santa Cruz, em Várzeas, são também pontos de referência no itenerário dos miradouros de S. João da Pesqueira.

Topo da Página

 

 

TEMPOS LIVRES


 

     As terras de S. João da Pesqueira têm as condições ideiais para a prática de caça e pesca. O javali, o coelho e a perdiz são as espécies que abundam na região.

 

Vista sobre a Barragem.

 

     As piscinas municipais, junto aos jardins da Casa do Cabo, constituem um agradável espaço de lazer.

Topo da Página

 

 

PATRIMÓNIO


 

     S. João da Pesqueira possui um património arquitectónico de grande valor e que demonstra bem a antiguidade dessas terras, bem como a nobreza de muitas que por aqui passaram.

 

Igreja em S. João da Pesqueira. 

 

     Um pouco por todo o Município encontramso belíssimos solares brasonados e palacetes ricos em história e na sua arquitectura. As Igrejas paroquiais de todas as freguesias, construídas em diferentes épocas e marcadas por variados estilos, merecem uma visita atenta.

 

Solar em S. João da Pesqueira. 

 

     Também por todo o Município encontramos fontes e pelourinhos datados de épocas distintas. Na freguesia de Paredes da Beira, merece atenção o Dólmen d'Areite, da época neolítica, que atesta a antiguidade da região.

 

S. João da Pesqueira.

 

     A Casa do Côa, em Ervedosa do Douro, o Solar dos Melos, em Espinhosa do Douro, a Casa dos Azevedos e a sua Capela dos Santos Mártires, em Paredes da Beira, cuja construção se atribui a Nicolau Nasoni, são belos exemplares de palacetes. A visitar ainda a Casa dos Caiado Ferrão, em Trevões e o Solar dos Corte Real, em Vilarouco.

     No centro, na freguesia de S. João da Pesqueira, merecem uma visita atenta a Casa do Cabo, setecentista, o Palácio do Sidrõ, propriedade da Real Companhia Velha e a Casa dos Pintos, com uma bela frontaria barroca. No centro do Município merece uma atenção especial a Praça da República, no centro da sede, o Arco da Porta do Castelo e a Torre do Relógio, junto à Igreja da Misericórdia, que datam da época medieval. A antiga Judiaria, conjunto de casas de traça popular, em xisto, na mesma freguesia, é também de origem medieval.

     A arquitectura religiosa tem aqui uma expressão singular associada à história destas terras. Destaca-se a Igreja de Santa Marinha de Trevões, classificada Monumento Nacional. A sua estrutura primitiva é medieval, mas ao longo dos tempos sofreu várias alterações que deixaram marcas de diferentes estilos.

     A Igreja de S. Bartolomeu de Paredes da Beira, de fundação medieval, a Igreja de S. Salvador de Pereiras, a Igreja de S. Miguel de Riodades, cuja fundação se crê remontar ao século XI e o Convento de S. Francisco, na freguesia de S. João da Pesqueira, edificado em 1581 por ordem do Bispo de Lamego, D. António Teles de Menezes, são alguns dos monumentos religiosos mais relevantes no Município. Diz-se que o Convento de S. Francisco foi ponto de paragem do Marquês de Pombal, quando frequentava as aulas conventuais de S. João da Pesqueira.

Topo da Página

atualizado em Segunda, 21 Dezembro 2009 14:18
 

VALE DO DOURO SUL

  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.

TERMAS DE AREGOS

FEIRINHA DA TERRA

BARCA DE AREGOS

SESSÃO ONLINE



A SUA OPINIÃO

É importante a existência da AMVDS?
 

VISITANTES ONLINE

Temos 42 visitantes em linha
Free template 'Feel Free' by [ Anch ] Gorsk.net Studio. Please, don't remove this hidden copyleft!