DOURO DIGITAL

SIMPLEX AUTÁRQUICO

COMPRAS PÚBLICAS

CENSOS 2011

CCDR NORTE

O NOVO NORTE

PORTUGAL 2020

PORTAL DO CIDADÃO

LOJA DO CIDADÃO

A. M. A.

R. C. C.

ESTATÍSTICAS

Membros : 1
Conteúdo : 1071
Favoritos web : 40
Visualizações de conteúdos : 3046560
Núcleo Museológico do Vinho PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias do Município de S. João da Pesqueira

 

Núcleo Museológico do VinhoA Comissão Directiva do “ON.2 - O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte) e o Município de S. João da Pesqueira, assinaram no dia 27 de Abril, pelas 11H30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de S. João da Pesqueira, o contrato que garante o apoio à criação do Núcleo Museológico do Vinho.

O projecto do Núcleo Museológico do Vinho, integrado no âmbito da constituição da rede de pólos do Museu do Douro, engloba um investimento que ultrapassa os 3 milhões de euros, sendo que, cerca de 1 milhão é comparticipação nacional suportada pelo Município, ao que acresce a aquisição do imóvel, já efectuada, no valor de 260 mil euros e os restantes 2 milhões pelo ON.2.

  

 

 

Além de uma exposição permanente, o projecto contempla uma sala de provas

, uma loja de vinhos e outros espaços expositivos e culturais, dando cumprimento ao desígnio do “museu de território”, sendo por esse motivo um nó da rede que está a ser tecida pelo Museu do Douro em ordem a estabelecer um maior número de locais e centros de interesses específicos.

O projecto apresentado compreende a construção do “Núcleo Museológico do Vinho”, em S. João da Pesqueira, cuja temática se focalizará no vinho e na vinha, dando assim ênfase ao produto e actividade mais importante da região.

A sua implantação neste concelho é resultado da sua centralidade na Região Demarcada e do seu forte contributo na produção do vinho, sendo o maior produtor da região e detentor da maior área classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Assim, o projecto pretende criar um espaço museológico que permita identificar, preservar e potenciar o património histórico-cultural da região no Mundo; aumentar a dimensão dos mercados internacionais e nacionais e os níveis de notoriedade da Região do Douro; promover o património cultural material e imaterial da região; contribuir para a fixação temporal de visitantes e combater a sazonalidade na Região do Douro; promover, incentivar e potenciar a animação turística do Douro através de um calendário de eventos da Região do Douro, e afirmar, consolidar e desenvolver a imagem turística da região do Douro através de produtos turísticos prioritários como o Enoturismo.

 

VALE DO DOURO SUL

  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.

TERMAS DE AREGOS

FEIRINHA DA TERRA

BARCA DE AREGOS

SESSÃO ONLINE



A SUA OPINIÃO

É importante a existência da AMVDS?
 

VISITANTES ONLINE

Temos 14 visitantes em linha
Free template 'Feel Free' by [ Anch ] Gorsk.net Studio. Please, don't remove this hidden copyleft!