O Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Vale do Douro Sul (AMVDS), António Borges, convida a participar no terceiro ciclo de Conferências do Douro Sul, que se realiza no próximo dia 23 de Novembro de 2012, no teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego.
As Conferências contarão com a participação do Ministro Miguel Macedo, do Professor António Barreto, do Professor Augusto Mateus e dos eleitos do Parlamento Europeu, Elisa Ferreira, Ilda Figueiredo, José Manuel Fernandes e Diogo Feio, num debate moderado pelo Sub-Diretor do Jornal de Notícias, Paulo Ferreira.
Os 13 presidentes de câmara do círculo judicial de Lamego manifestaram o seu “profundo descontentamento” com a proposta de reforma do mapa judiciário, que extingue cinco tribunais na região do Douro Sul, incluindo quatro dos seis previstos para encerrarem no distrito de Viseu, e faz desaparecer o círculo judicial de Lamego.
Num documento discutido e aprovado numa reunião realizada na quinta-feira, dia 9 de Fevereiro, em Lamego, os autarcas sublinham, em conjunto com delegações locais da Ordem dos Advogados, a clara oposição à proposta da reforma do mapa judiciário.
A propósito da recente publicação de uma portaria sobre o Sistema Integrado de Protecção contra as Aleatorieades Climáticas (vulgo "Seguro de Colheitas"), que pode pôr em causa o acesso dos agricultores aquele instrumento, poderá acompanhar a reunião de trabalho que decorrerá em Lamego, quarta-feira, 25 de Janeiro, pelas 17:30 horas, na sede da Associação de Municípios do Vale do Douro Sul que contará com a presença dos Presidentes de Câmara da AMVDS e de um conjunto muito vasto de representantes das organizações de produtores dos concelhos do Douro Sul.
O Presidente do Conselho Directivo da Associação de Municípios do Vale do Douro Sul (AMVDS), António Borges, convida a participar no segundo ciclo de Conferências do Douro Sul, que se realiza no próximo dia 18 de Novembro de 2011, no teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego.
As conferências contarão com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, com o sub-director do Jornal «Público», Manuel Carvalho, com o gestor da ON.2, Carlos Duarte, com os Secretários de Estado do Turismo, Cecília Meireles, da Administração Local, Paulo Simões Júlio, além dos dez Presidentes dos Municípios do Vale do Douro Sul.
A Associação de Municípios do Vale do Douro Sul (AMVDS), que integra dez Municípios, acaba de dar um passo importante na sua modernização administrativa e no conjunto dos municípios que a constituem. No dia 7 de Outubro, os dez Presidentes de Câmara ficaram ligados em rede a partir da Gestão Documental instalada na Associação, o que lhes permite estarem permanentemente em contacto e com acesso completo a toda a documentação e funcionamento daquela organização.
Com este procedimento os serviços prestados pela AMVDS encontram-se totalmente informatizados, o papel praticamente desaparece, já que todos os registos são realizados em computador desde o início até ao fim, o que permite reduzir a circulação de documentos em papel, reduzir o tempo de circulação, facilitar o acesso aos documentos, automatizar os processos e tornar a Associação mais ágil.
Assim, tudo aparece registado nos Ipads que foram distribuídos pelos Presidentes, constituindo-se um instrumento de trabalho através do qual todos têm acesso à Gestão Documental e a todo o tipo de informação que circula dentro da Associação. Com este processo de desmaterialização toda a estrutura fica ligada em rede sendo que tudo fica alcance de um “click”.