No dia 27 de Janeiro realizou-se uma Conferência do ciclo "Que Douro na Próxima Década? - Paisagens e Cultura", inserida no programa evocativo dos 10 anos da classificação pela UNESCO do Alto Douro Vinhateiro como Património da Humanidade. A sessão teve lugar na Quinta do Seixo estando a abertura a cargo do Presidente da Câmara de Tabuaço, Dr. João Ribeiro e do Chefe do Projecto de Estrutura de Missão do Douro, Eng. Ricardo Magalhães. Como oradores no debate estiveram as arquitectas Teresa Andersen, da Universidade do Porto e Paula Silva, da Direcção Regional da Cultura do Norte, destacando-se a participação do galardoado arquitecto Álvaro Siza Vieira.
Cada um ao seu jeito mas em direcção convergente os oradores presentes emitiram a sua opinião sobre a actual situação da Região, os desafios que enfrentamos e as potencialidades a explorar no nosso território.
Em conclusão, ficou a ideia de que a paisagem e a cultura do Douro são, além de um desafio, uma inspiração que através da uma identidade própria e características únicas têm feito avançar o tempo e contribuído para que este seja um lugar ímpar com potencialidades exclusivas no mundo.
A Conferência terminou com a apresentação do primeiro Guia Turístico do Douro, uma publicação que engloba os 19 concelhos abrangidos pela Turismo do Douro e que pretende ser um veículo de promoção e divulgação do Património Duriense nas suas mais diversas valências turísticas. No seu conteúdo, com uma forte componente fotográfica, podem encontrar-se sugestões de itinerários, mapas, informações relevantes e conteúdos apelativos.
|