Com a sua criação pretende-se disponibilizar ao Munícipe um único espaço físico, no qual poderá ver tratados uma vasta panóplia de assuntos que o ligam ao Município, evitando deslocações desnecessárias de serviço em serviço.
Na sua implementação procurou-se centralizar o maior número possível de serviços incluindo a tesouraria, tudo num único espaço, renovado e acolhedor. Constituindo as questões de acessibilidade uma matéria cara para o Município, o Balcão Único foi instalado no rés do chão do Edifício dos Paços do Concelho. Através deste Balcão os interessados podem também aceder ao "Balcão do Empreendedor", ao qual o Município de Penedono aderiu. Trata-se de um Balcão Único Eletrónico alojado no Portal da Empresa, gerido pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa no qual se tramitarão todos os serviços e procedimentos relacionados com o Licenciamento Zero.
O sucesso desta iniciativa exige uma atualização constante dos procedimentos adaptados, não se podendo perder de vista a modernização dos serviços, a desmaterialização burocrática dos procedimentos e, essencialmente, a satisfação dos Munícipes. O Balcão Único não se esgota, contudo, no atendimento presencial, ele é também o ponto de partida para em atendimento multicanal integrado (presencial, telefónico e virtual) que será atingido no decorrer do ano de 2014, no seguimento de uma candidatura apresentada e aprovada aos fundos comunitários (SAMA-Sistema de Apoio à Modernização Administrativa) e com a qual se pretende:
♦ Desmaterializar os processos da autarquia;
♦ Adquirir software de suporte à criação do Balcão Único;
♦ Disponibilizar ao cidadão uma plataforma on-line na qual poderá submeter documentos, (requerimentos, sugestões, reclamações, etc) com assinatura digital certificada com o cartão do cidadão, consultar processos on line e efetuar pagamentos eletrónicos.
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