DOURO DIGITAL

SIMPLEX AUTÁRQUICO

COMPRAS PÚBLICAS

CENSOS 2011

CCDR NORTE

O NOVO NORTE

PORTUGAL 2020

PORTAL DO CIDADÃO

LOJA DO CIDADÃO

A. M. A.

R. C. C.

ESTATÍSTICAS

Membros : 1
Conteúdo : 1071
Favoritos web : 40
Visualizações de conteúdos : 3034548
Município de Tabuaço PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

História | Actividades Económicas | Gastronomia e Artesanato | Feiras e Romarias | Miradouros | Tempos Livres | Património

 

Mapa Geral dos Municípios Associados - Tabuaço.

 

 

Brasão do Município de Tabuaço.

Município de Tabuaço tem uma Área de cerca de 133,9 Km2, é constituído por 17 Freguesias e segundo os Censos 2001 (Fonte: INE - Instituto Nacional de Estatística) tem uma População Residente de 6785 pessoas, sendo a Densidade Populacional de 50,7 Hab/Km2. A Variação da População Residente entre 1991/2001 é de 14,1%.

 

 

 

HISTÓRIA


 

     O Município de Tabuaço é composto por dezassete freguesias: Adorigo, Arcos, Barcos, Chavães, Desejosa, Granja do Tedo, Granjinha, Longa, Paradela, Pereiro, Pinheiros, Santa Leocádia, Sendim, Tabuaço, Távora, Vale de Figueira e Valença do Douro.

 

Panorâmica de Tabuaço.

 

     É lugar de lendas que atravessaram gerações, mas também de histórias autênticas que ficaram comprovadas no património arquitectónico e nos traços singulares da paisagem. Aliás, a paisagem é, talvez, a mais bela expressão destas terras. Divide-se entre os sucalcos, os pinhais e as searas, esconde recantos e itenerários surpreendentes, abre-se em rios e riachos de rumores tranquilizantes e ergue-se em montanhas quase inexploradas.

 

Floresta em Tabuaço.

 

     O Rio Douro e os seus afluentes, realçam a vida e a beleza das paisagens. E do alto dos miradouros é possível perceber toda a grandiosidade que a natureza criou e que os homens transformaram e enriqueceram.

 

Riacho em Tabuaço.

 

     Por outro lado, o vasto património arquitectónico e os inúmeros vestígios arqueológicos são um convite à descoberta da história e da arte nas mais variadas formas de expressão. Os monumentos religiosos, os grandiosos solares e as inúmeras testemunhas da época romana levam-nos numa viagem ao encontro das nossas raízes. São terras marcadas pelo rumo da história do país e onde a memória do passado remonta a épocas bem distantes.

Topo da Página

 

 

ACTIVIDADES ECONÓMICAS


 

     A agricultura é o alicerce fundamental da economia de Tabuaço, ocupando mais de metade da população activa. Na parte Norte do Município, de características tipicamente durienses, predomina a cultura da vinha, da oliveira e da amendoeira.

 

Pormenor de cerejeira.  

 

     Mais a Sul, a paisagem adquire os contornos e as cores da paisagem beirã, com extensas searas, castanheiros e densos pinhais

 

Agricultura em Tabuaço.

 

     A indústria tem aqui uma representação quase mínima, mas o comércio e os serviços conhecem já algum desenvolvimento, empregando cerca de um quarto da população activa.

Topo da Página

 

 

GASTRONOMIA E ARTESANATO


 

     O cabrito recheado assado no forno é o prato mais típico em Tabuaço. Mas a gastronomia tradicional do Município tem também na carne de porco um dos principais elementos. E, nas zonas mais próximas do Rio Douro, vale a pena provar peixinhos do rio com molho de escabeche. A bola de carne e o folar são petiscos imprescindíveis para quem passar por estas terras.

     Na doçaria tradicional de Tabuaço destacam-se o leitecreme, a bola doce, o pão-de-lô, a aletria, o pudim de ovos, os tarecos, rebuçados de ovos e o famoso bolo-rei. Para acompanhar, vinho fino, aguardente ou jeropiga da região.

 

Cesteiro de Tabuaço. 

 

     O artesanato típico tem a sua expressão máxima na cestaria, cujos grandes artistas podem encontrar-se em Granja do Tedo e em Guedeiros.

 

Latoeiros em Tabuaço. Relógio mais completo do Mundo.

 

     Alguns latoeiros ainda sobrevivem às novidades dos tempos modernos. E é indispensável conhecer aquele que se diz ser o relógio mais completo do mundo, inventado e construído por um cidadão de Tabuaço, que se encontra numa relojoaria do Largo 5 de Outubro. 

Topo da Página

 

 

FEIRAS E ROMARIAS


 

     As Festa de S. João, no dia 24 de Junho, são as mais importantes em Tabuaço. Neste dia, que é também o Feriado Municipal, todo o Município está em festa com a realização de uma série de actividades culturais e recreativas.

 

Interior de Igreja em Tabuaço. 

 

     As festas em honra do padroeiro de cada uma das freguesias constituem importantes momentos de convívio e regresso às tradições. As festas de Santa Maria, em Sabrosa, no dia 15 de Agosto e de Santa Luzía, em Sendim, a 13 de Dezembro, Nossa Senhora da Saúde, em Longa e Santa Eufémia, em Pinheiros, a 16 de Setembro, com romaria, são as mais representativas e concorridas. Mas por todo o Município, ao longo do ano, é possível testemunhar a alegria das populações e o orgulho com que preservam as suas tradições festivas.

Topo da Página

 

 

MIRADOUROS


 

     O Miradouro da Fraga do Tostão, junto à estrada para a freguesia de Chavães, é um recanto onde vale a pena parar para desfrutar das belíssimas paisagens que envolvem Tabuaço.

 

Árvores de Fruto. 

 

     No percurso para Vale de Figueira, o Miradouro do Alto da Escrita é ponto de paragem obrigatória. Daqui é possível vislumbrar os contrastes da paisagem. De um lado, o Douro dos vinhedos, do outro, a Beira das searas e dos pinhais. E, na fronteira, a Vila de Tabuaço.

     O Miradouro do Fradinho extasia os olhos e arrepia o coração. Estes são os principais miradouros do Município, mas basta partir num passeio pelas freguesias para encontrar lugares onde a paisagem se estende em horizontes a perder de vista. Estradas, caminhos ingremesfragas ou adros de Igrejas são verdadeiras varandas, ora sobre as terras generosas do Vale do Douro, ora sobre a robustez das montanhas beirãs.

Topo da Página

 

 

TEMPOS LIVRES


 

     As terras de Tabuaço têm condições excelentes para a pesca e a caça, bem como para a prática de desportos náuticos. O Rio Távora, perto da foz, é um local óptimo para a canoagem e possui uma praia fluvial com equipamentos de lazer e um ancoradouro.

 

Rio Távora.

 

     As condições geológicas da região permitem ainda a prática de desportos radicais como a escalada, rappel e todo-o-terreno. E a beleza das paisagens torna o contacto com a natureza uma surpreendente descoberta do mundo rural e de espaços selvagens. A praia fluvial de Granja do Tedo constitui um excelente espaço de lazer para os dias de Verão.

 

Espaços Verdes.

 

     Os jardins e parques do Município são um convite a caminhadas tranquilas e a momentos de descanso que proporcionam sensações únicas. O Parque Abel Botelho é um dos mais belos. Diz-se que terá começado aqui o povoamento da Vila de Tabuaço, até porque tem vestígios de ter sido local de culto religioso em tempos bem distantes.

     Aqui, bem no centro da Vila, a natureza preserva os seus encantos num espaço onde vale a pena um passeio demorado. Além de tudo, o Parque Abel Botelho é ainda um magnífico miradouro sobre os horizontes da região e as povoações mais próximas.

     No Jardim Conde Ferreira, também no centro de Tabuaço, está situado o Posto de Turismo, que recebe os principais eventos culturais do Município.

Topo da Página

 

 

PATRIMÓNIO


 

     O Município de Tabuaço é dono de um vasto e rico património arquitectónico, além de possuir uma série de vestígios arqueológicos. Graças a isso, um passeio por estas terras pode transformar-se numa surpreendente viagem a tempos bem longínquos que revela segredos e histórias sobre o passado das suas gentes.

 

Pormenor da entrada.

 

     Na Vila de Tabuaço, vale a pena visitar a Capela de Santa Bárbara e admirar o seu retábulo renascentista, e a Igreja Matriz, de origem românica, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. A Igreja Matriz de Barcos, classificada de Monumento Nacional, é um templo de origem românica onde merecem especial atenção a imagem da padroeira, Nossa Senhora da Assunção, o altar e os caixotões pintados que cobrem os tectos da capela-mor.

 

Igreja.

 

     Também em Barcos, merece uma visita a Capela de Santa Maria de Sabroso, de fundação românica. Nas suas imediações conservam-se ainda pedras tumulares esculpidas.

 

Pedras tumulares.

 

     Na freguesia de Granjinha está situado o magnífico templo românico de S. Pedro das Águias, ao qual estão associadas lendas do tempo das batalhas entre mouros e cavaleiros cristãos.

 

Igreja de traços românicos.

 

     Vale a pena visitar as igrejas matrizes das freguesias do Município, as capelinhas erguidas no cume dos montes e os cruzeiros e pelourinhos espalhados por toda a região. Curiosa é a cruz do Sardão, no caminho para o Sabroso. É um cruzeiro simples, erguido a partir de um outeiro. Conta-se que foi este o marco que, em tempos, assinalou a divisão entre as terras dos mouros e dos cristãos.

     Imponentes solares e casas senhoriais carregadas de história e nobreza são lugares de visita obrigatória. Merece destaque a casa onde nasceu Abel Botelho [1856-1917], grande figura da literatura e da diplomacia portuguesa. Apesar de ter sido muito alterada ao longo dos tempos, mantém alguns vestígios da sua arquitectura setencentista.

     No largo do Terreiro, ergue-se a fachada de um nobre e grandioso solar setencentista, que pertenceu a uma família distinta da região. Magníficas vistas sobre o Douro desfrutam-se das janelas desta casa.

     No lugar de Cabriz, é imprescindível conhecer os Três Castelos que se erguem na margem esquerda do Rio Távora. Reza a lenda que estas fortalezas eram o local de recolhimento e descanso dos cavaleiros cristãos, durante as suas lutas contra os mouros.

     Pontes romanas, moinhos, marcos e sepulturas descobrem-se em cada paragem. Alguns destes vestígios têm associados mistérios até hoje por desvendar. Outros deram origem a lendas curiosas, para sempre ligadas ao nascimento das povoações e às crenças das suas gentes.

Topo da Página

atualizado em Segunda, 21 Dezembro 2009 15:47
 

VALE DO DOURO SUL

  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.
  • Municípios pertencentes à AMVDS.

TERMAS DE AREGOS

FEIRINHA DA TERRA

BARCA DE AREGOS

SESSÃO ONLINE



A SUA OPINIÃO

É importante a existência da AMVDS?
 

VISITANTES ONLINE

Temos 11 visitantes em linha
Free template 'Feel Free' by [ Anch ] Gorsk.net Studio. Please, don't remove this hidden copyleft!