O Pelouro da Juventude e Casa da Cultura promovem no dia 28 de Maio a 2ª edição do Moda Cinfães. Glamour e elegância serão as palavras de ordem desta iniciativa cujo principal objectivo é dinamizar o comércio local.
O evento volta a realizar-se nos espaços exteriores da Casa da Cultura e este ano contará com as participações especiais dos modelos: Afonso Vilela e Sónia Brazão.
A partir das 21h30 irão passar pela passerelle mais de 100 crianças e jovens vindos de vários pontos do Concelho que dará a conhecer a colecção Primavera/Verão das casas comerciais do Concelho nos ramos de vestuário e calçado adulto/criança.
O evento conta também com a participação de cabeleireiros/esteticistas e floristas que terão assim uma excelente oportunidade para mostrarem o seu trabalho.
A entrada é gratuita e toda a comunidade é convidada assistir!
Jaime Gouveia, historiador natural de Leomil, em Moimenta da Beira, apresentou esta sexta-feira, 20, pelas 21h30, na biblioteca municipal Aquilino Ribeiro, situada no centro histórico da vila, o seu mais recente livro “O Sagrado e o Profano em Choque no Confessionário. O Delito de Solicitação no Tribunal da Inquisição. Portugal 1551-1700”.
Trata-se de uma obra baseada numa intensa pesquisa documental e historiográfica da época inquisitorial que “propõe um roteiro indagativo construído a partir de uma problematização acertada e abrangente sobre a história da vigilância dos inquisidores à actividade da confissão”.
Graças aos depoimentos de vários protagonistas da época, a obra fornece ainda um amplo conhecimento da história da Inquisição e da história religiosa.
Presentes no lançamento do livro os docentes da Universidade de CoimbraJosé Pedro Paiva e Ângelo Assis.
Licenciado em História e Mestre em História Moderna, Jaime Ricardo Teixeira Gouveia é actualmente investigador do Instituto Universitário Europeu com sede em Florença, onde prepara uma dissertação de doutoramento consagrada ao estudo do clero no espaço ibero-americano (1640-1750).
Possui um vasto currículo na sua área de especialidade com vários artigos científicos publicados e diversos livros editados. Já conquistou alguns prémios no âmbito da sua área de trabalho. O mais recente foi o Prémio da Associação Portuguesa de História Económica e Social, atribuído em 2010. É ainda membro colaborador do Centro de História da Sociedade e da Cultura.
Por trilhos da serra - que Aquilino calcorreou e descreveu na obra imensa, às vezes com minúcia suprema e com aquele vernáculo que só a pena do mestre sabia - mais de trinta andantes voltaram a pisar aquelas veredas.
O percurso foi feito no sábado de manhã, 14 de Maio, a propósito do lançamento do livro “A Paisagem de Terras do Demo”, da investigadora Ana Isabel Queiroz, que lhe serviu de tese de doutoramento.
A caminhada começou na Quinta dos Caetanos, no exacto local onde repousa um menir precioso, daqueles que lembram os de Obélix, de Uderzo e Goscynny, e prosseguiu serra acima, com paragens nos dolmens da Orca de Seixas e, mais à frente, na imponência da Orca Grande e nas gravuras impregnadas numa rocha perdida no cume da serra.
O percurso incluiu ainda outra estátua menir, uma passagem por um troço do Varosa, que nasce por ali, e acabou na encruzilhada dos quatro caminhos.
Dali, o grupo rumou de autocarro para Ariz e para a sua ponte românica. Depois, visita à matriz, com tecto em caixotões, forno comunitário e pelas ruelas da parte antiga da aldeia. A cicerone foi a presidente de Junta de Freguesia, Angelina de Abreu Saraiva, sempre inexcedível. Seguiu-se o almoço de ementa regional. A jornada acabou no pátio exterior da Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, onde decorreu o lançamento do livro de Ana Isabel Queiroz.
O auditório da Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro recebeu na passada quarta-feira, 18 de Maio, o workshop “Educação Financeira: é comigo? – Enquadramento e perspectivas de Intervenção”.
A iniciativa foi destinada a professores, formadores, gestores públicos, técnicos de acção social, e pretendeu “dar um enquadramento geral da educação financeira, da sua importância para a sociedade e abordar responsabilidades e formas de intervenção”.
Três docentes da Universidade de Aveiro procuraram sensibilizar os participantes acerca da importância e benefícios da educação financeira, preenchendo assim uma lacuna existente no conhecimento e enquadramento desta problemática.
“Na Luz da Sombra de Mestre Aquilino” fecha a trilogia que Manuel Lima Bastos dedicou ao mestre. Em três anos, três livros: “À Sombra de Mestre Aquilino”, em 2009; “De Novo à Sombra de Mestre Aquilino”, em 2010; e agora o recentíssimo “Na Luz da Sombra de Mestre Aquilino”, de Maio de 2011, com lançamento nacional em Moimenta da Beira, no passado sábado, 21 de Maio, na Biblioteca Municipal que tem o nome do escritor de Soutosa.
A obra será apresentada por Miguel Veiga, advogado do Porto, tal como o autor, e por António Bondoso, jornalista, também da invicta. No livro, Lima Bastos volta a revisitar percursos, vivências aquilinianas em Lamego, em Viseu e pelas Terras do Demo.
Está patente ao público, no átrio da Câmara Municipal, uma exposição de pintura de Humberto Santos. São 14 telas pintadas em acrílico, que poderão ser apreciadas até 15 de Junho.
A sua obra é considerada “uma pintura de trilhos que vai rescrevendo numa pintura de lugares abertos e puros (…) movido pela humildade de oferecer uma visão ampla de união de espaços e tempos distintos”. Humberto Santos, de 32 anos, é natural de Vila Nova de Famalicão mas trabalha e vive em Sintra.
Frequentou o Curso Tecnológico de Artes e Ofícios na Escola Secundária da Trofa, onde estudou História da Arte, Teoria da Artee do Design, Serigrafia, Gravura, Fotografia e Pintura. Em 2003 concluiu o curso de Educação Visual e Tecnológica e inicia a carreira de docente. Desde 1999 que já realizou várias exposições individuais e colectivas, percorrendo o país de Norte a Sul e conquistando diversos prémios. Em 2005 ficou em quinto lugar no Concurso Nacional de Pintura, Herdade do Esporão-Diário de Notícias “Alentejo, Alma Viva do Vinho”. Um ano depois foi considerado o Jovem Artista de 2005, pela Câmara Municipal da Trofa. E, em 2009, foi condecorado com o primeiro prémio no concurso de fotografia “Retratos Agrícolas de Penedono”.
Este workshop, surge no seguimento do Projecto Douro Autarquia Digital, tendo sido estendido a todas as autarquias do país. A organização é assegurada pela SisConsult em colaboração com as Associações de Municípios Douro Superior, Vale de Douro Norte e Vale de Douro Sul, sob o patrocínio da Estrutura de Missão Douro, da CCDR-N.
Objectivo:
Dar a conhecer as tendências das tecnologias de informação dirigidas para as autarquias , particularmente adequadas às autarquias do Douro.
Participantes:
Dirigido a Responsáveis pela informática e modernização administrativa das autarquias. Estarão presentes as 21 Câmaras Municipais do Douro pertencentes às três Associações de Municípios (Douro Superior, Vale Douro Norte e Vale Douro Sul ) e quadros e técnicos de outras câmaras que pretendam aproveitar esta oportunidade.
O programa conta com a apresentação de várias empresas fornecedoras de tecnologias de informação.
Em pleno fim-de-semana do Festival da Cereja, o Pavilhão Municipal de Anreade recebe, nos dias 27 e 28 de Maio, o Torneio Internacional de Andebol: Resende – Cereja Cup, com a participação das equipas do F.C. Porto, S.L. Benfica e Ademar Léon.